quinta-feira, 4 de novembro de 2010

II Encontro Latino Americano Snoezelen

Nos dias 22  e 23 de outubro a equipe Snoezelen/MSE Brasil esteve presente no II Encontro Latino Americano em Bueno Aires-Argentina, promovido pelo Instituto El Galileu.
O Brasil esteve representado por profissionais do Centro Snoezelen/MSE da Amcip, Snoezelen Apae Rolândia e Snoezelen Apae Bauru.
O encontro proporcionou aos participantes momentos especiais de troca de conhecimento e reafirmação dos propósitos de trabalho.
Houve diversas participações de outros países da América do Sul e representantes das salas de instituições da Argentina e a rica participação do idealizador do Snoezelen na Holanda o Dr. Ad Verhuel.
Dentre os assuntos por ele abordados, conhecemos toda a criação do Snoezelen e sua aplicação. Sua criação teve como objetivo atender pessoas com grave comprometimento neurológico ou psiquiátrico. Não houve preocupação inicial com a fundamentação científica ou caracterização como Método e sim, como um procedimento sensorial.
Foi colocado ainda pelo palestrante, que toda fundamentação está sendo realizada através do Dr. Mertens da Alemanha, por Universidades americanas e também por Ana Maria Gale de Bueno Aires, tais profissionais fazem parte da Organização Isna.
A participação da Equipe Snoezelen/MSE da Amcip despertou grande interesse e entusiasmo na plenária visto que as dúvidas surgidas durante os debates puderam ser esclarecidas com as apresentações. Relatamos casos e pesquisas já com resultados, sistema de avaliação com diagnóstico médico e terapêutico, planejamento terapêutico com objetivos específicos, acompanhamento constando a evolução de cada caso.
Outro fator positivo foi a venda de nosso livro em português que foi muito procurado.
O trabalho do Snoezelen no Brasil, graças à estrutura, organização e seriedade, da Amcip, passou a ser uma referência na América do Sul.

Para 2011 estaremos ingressando como representante do Capítulo brasileiro da ISNA.







ISNA - International Snoezelen Association
http://www.isna.de/index2e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário